O Pronatec Jovem Aprendiz é um novo projeto do governo federal que visa conceder aos estudantes do ensino fundamental e médio a chance do primeiro emprego. Confira no Portal de Notícia GI, o programa foi debatido em junho de 2015.
Eu torço para que este projeto saia do papel o mais rápido possível, uma vez que muitos adolescentes e jovens aguardam ansiosos uma oportunidade para aprender uma profissão e entrar com o pé direito no mercado de trabalho.
Este programa é uma promessa do governo federal com abrangência nacional e todo o processo de capacitação dos estudantes pago pelo próprio governo. O objetivo é que as micros e pequenas empresas aderem ao programa proporcionando assim a ampliação do número de vagas de jovem aprendiz.
O Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, ou simplesmente Pronatec, tem como meta democratizar o acesso ao ensino profissionalizante no país. Possibilitando, assim, que principalmente a população de baixa renda tenha uma oportunidade de estudar e aprender uma profissão.
O Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa é um desdobramento do Programa Nacional e o seu alvo é atingir o público a partir dos 14 anos que esteja matriculado na educação básica (ensino fundamental e médio). Vale lembra que têm prioridade os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino.
Ao mesmo tempo, ele ajudará e dará aos micros e pequenos empresários o suporte necessário para receber os menores aprendizes.
Objetivo do Pronatec Jovem Aprendiz
Facilitar que os adolescentes e jovens entrem no mercado de trabalho aprendendo uma profissão. Este é um detalhe fundamental, pois o aprendizado dará ao jovem profissional as ferramentas para que ele construa sua vida profissional com boas chances de alcançar o sucesso e mudar de vida para melhor.
Como a maioria das empresas no Brasil (97% das empresas) é composta por micro e pequenas, espera-se que o número de vagas para jovem aprendiz aumentem com o projeto, pois estas firmas poderão contratar mão de obra qualificada por um custo menor, pois todo o gasto com o curso de aprendizagem, por exemplo, ficará a cargo do governo e não mais pela empresa contratante.
A expectativa é que 9 milhões de empresas passam a contratar aprendizes e grande deles com chances reais de efetivação no fim do contrato.
Com será
Agora com o programa Pronatec Jovem Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, a empresa com apenas um funcionário poderá contratar o aprendiz para fazer parte de sua equipe com um custo bem baixo. Antes somente as empresas com no mínimo 07 funcionários poderiam contratar este tipo de profissional.
De acordo com o projeto, o expediente de trabalho de um aprendiz é de 04 a 06 horas diárias. Após o fim do contrato, que normalmente pode chegar a 02 anos, é concedido o certificado de conclusão que logo poderá ser incluso no currículo, o que dará ao jovem maiores chances de conseguir uma vaga em uma outra empresa.
Para se inscrever no Pronatec Jovem Aprendiz as empresas que se enquadram no programa devem efetuar o cadastro no site “Mais Emprego” do Ministério do Trabalho, porque será a partir deste cadastro que serão oferecidas as vagas.
Atenção, infelizmente, até agora não foi informado como será o processo de inscrição dos candidatos.
Cursos para jovem aprendiz Pronatec
De acordo com as especulações, as contratações em 2015 acontecerão nas áreas de informática, administrativa, operação de loja e varejo, e alimentação. Já as vagas serão para:
- Auxiliar administrativo
- Vendedor/atendente
- Atendente de lanchonete
- Programador de computador
- Auxiliar administrativo e de escritório
Acompanhe como foi as inscrições para as vagas dos Correios.
Considerações finais
O Pronatec jovem aprendiz atenderá a população com idade entre 14 e 24 anos, preferencialmente, estudantes das escolas públicas em situação de risco social. As aulas serão ministradas por uma instituição de ensino certificadas, como o Senac, Senai e Ciee – aproveite e veja como fazer o seu cadastro para o programa jovem aprendiz Ciee.