O Programa Jovem Aprendiz para Micro e Pequenas Empresas viabiliza a contratação de adolescentes e jovens pelos pequenos e micro empresários de todo o Brasil. Antes disso, somente as médias e grandes empresas eram obrigadas a contratarem uma percentagem de aprendizes para seus quadros de funcionários.
Com este novo projeto, milhares de jovens, em todos os estados, terão a chance de aprender uma profissão, melhorar o currículo, logo, de entrar no mercado de trabalho.
O programa é desenvolvido em parceria entre Ministérios da Educação (MEC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
Como o projeto está em fase inicial. Será realizado inicialmente o cadastro das empresas interessadas em participar do programa. O processo será organizado pelo Ministério do Trabalho.
Como Funciona o Jovem Aprendiz para Micro e Pequenas Empresas
Podem participar do programa o jovem com idade entre 14 e 24 anos, que esteja cursando o ensino regular ou que já tenha terminado o ensino médio, porém sem experiência profissional. Clique aqui e conheça mais como funciona o programa de aprendizagens.
Todos os participantes têm acesso à qualificação profissional via os cursos oferecidos pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Lembrando que estes cursos são gratuitos, bem como o material de estudo.
Além disso, o menor aprendiz tem direito a receber um salário mínimo equivalente as horas trabalhadas, que pode ser de 04 a 06 horas diárias de trabalho.
Fica estabelecido o contrato de trabalho de até 02 anos, sendo que as empresas ficam isentas de pagar a verba rescisória no final do contrato e os gastos com os cursos profissionalizantes. Lembrando que o contrato confere vínculo empregatício como jovem aprendiz.
Não obstante, as empresas ficam obrigadas a recolher a contribuição mensal de 2% ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), percentagem inferior aos 8% do recolhimento usual.
Você sabe o que é menor aprendiz? Clique e saiba mais
Empresas
Não se engane quando se diz: “Pequenas e Microempresas”. Porque juntas representam mais da metade dos empregos formais no Brasil. Apenas em 2013, elas foram responsáveis pela geração de quase 800.000 postos de trabalho com carteira assinada.
Atualmente, 97% do total de empresas em funcionamento no país são compostas por pequenas e microempresas. Portanto, não resta dúvida que o programa jovem aprendiz para Micro e Pequenas Empresas é inovador não apenas para o adolescente, mas também para o empresário, uma vez que ele terá mão de obra qualificada, logo, a chance de ampliar sua atuação.
Existem muitos jovens com boas ideias e sem medo de trabalhar que estão parados em casa por não encontrar uma chance de trabalho.
Em um pequeno escritório, por exemplo, o empresário poderá contratar o aprendiz para as atividades administrativas, o que poderá significar economia de tempo.
Dessa forma, enquanto o menor aprendiz fica responsável por organizar a papelada da empresa, o empresário poderá focar em outras atividades e tarefas da empresa.
Rebeca Belchior diz
Olá , eu estou procurando algum trabalho com carteira assinada (meu primeiro emprego ) , sou nova tenho 16 anos , então preciso mais de jovem aprendiz , sou um menina muito aplicada , e estou cursando 2 ano do ensino médio , tenho facilidades de se lidar com público …
Obrigada pela atenção ..!
Maria de Fátima Costa Braz diz
Esse projeto é muito interessante, e gostaria muito de uma oportunidade como jovem aprendiz, já que é o meu primeiro emprego com certeza aprenderia muito.
Andressa Reis Mendes diz
Boa Noite! Eu Andressa estou interessada em uma vaga de jovem aprendiz onde eu possa trabalhar .. estudar , e assim crescer profissionalmente para futuro!
Vitória Da Silva Pereira diz
OLa, tenho 14 anos gostaria muito de trabalhar como jovem aprendiz nos correios de Queimados ou em outras unidades que estiverem precisando.
LUCINEIA RODRIGUES diz
quero cadastrar minha filha como jovem aprendiz