O Distrito Federal é uma das primeira unidade do país a promover um projeto de jovem aprendiz em parceria com empresas públicas. Então se mora lá, esta dica é especial para você.
Este programa de jovem aprendiz do Governo do Distrito Federal tem como objetivo oferecer vagas de trabalho remuneradas em empresas públicas do Distrito Federal a população mais nova com idade entre 16 a 18 anos, que esteja cursando as últimas séries do Ensino Fundamental ou Médio.
Os aprendizes terão direito a Carteira de Trabalho assinada e todos os direitos garantidos por lei, tais como férias proporcionais, recebimento do 13º salário e recolhimento do FGTS. Lembrando que têm preferenciais jovens integrantes de famílias de baixa renda e/ou moradores de localidades com maior vulnerabilidade social.
Durante o programa jovem aprendiz Governo DF, o participante deve cumprir uma jornada de trabalho de 04 horas diárias. O tempo do contrato de trabalho é de até 02 anos e durante esse período é oferecido gratuitamente curso de qualificação profissional na área em que será o trabalho dentro da empresa. Conheça um sobre o jovem aprendiz Claro.
Com a experiência obtida, ao final do programa, é possível que você tenha experiência para elaborar um bom currículo e, ao mesmo tempo, sair preparado para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho.
Quem pode participar?
Este programa do Governo do estado do Distrito Federal é destinado a jovens, preferencialmente, de famílias carentes ou em situação de extrema pobreza, egressos do sistema socioeducativo e pessoas resgatadas do trabalho infantil.
E, ainda, ter no mínimo 16 e no máximo 18 anos e estar cursando as últimas séries do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Empresas parceiras
Este projeto é amparado pela Lei do Menor Aprendiz (número 10.097/2000), que regulariza que todas as empresas de médio e grande porte reservem uma cota de vagas para a contratação de jovem aprendiz, que varia entre 5% e 15%, com relação ao número total de funcionários efetivos.
Além disso, a lei garante que todos os menores aprendizes tenham direito aos benefícios trabalhistas, tais como salário equivalente a hora trabalhada, férias, recolhimento do Fundo de Garantia, entre outros.
Atualmente, as empresas parceiras no programa são CEB, Caesb, Emater, Terracap, Novacap e BRB. Segundo o governo do Distrito Federal, já foram oferecidas por este projeto mais de 05 mil postos de trabalho para jovens aprendizes que buscam a chance do primeiro emprego.
thalyta gabriela jesus dutra da silva diz
quero entra no mercado de trabalho para me ser profissionalizar
jeniffer thaynna pereira diz
bom dia,gostaria muito de estagiar,para ajudar nas despesas em casa e para adiquirir experiencia.
André Luiz Serafim Pereira Rodrigues diz
Eu Preciso Muito Trabalha Para Ajudar Minha Família, Tem Como Alguém me Ajuda a Me inscrever ?
Bruno de jesus soares costa diz
meu nome e bruno soares quero muito trabalha
jaqueline rodrigues maciel diz
pretendo me esforcar e cumprir com todos os deveres da empresa com todo o meu desenpenho.
pedro guilherme diz
eu quero me formar em direito e queria ter uma base pra isso mas eu ainda não decidi eu queria isso pro currículo, experiência e como o meu primeiro emprego
Paulo Vitor diz
pretendo exercer a minha funçao concordando com todas as regras da empresa!!