No setor bancário, existem inúmeras oportunidades de emprego e planos de carreira para você escolher. Se você está interessado em trabalhar em um banco, fique ligado, pois hoje vamos falar um pouquinho sobre como funciona o jovem aprendiz bancário.
Sim, participar de um Programa de Jovem Aprendiz Bancário é uma ótima maneira de ganhar experiência em uma grande empresa, portanto, comece avaliando seus objetivos e qual banco você gostaria de trabalhar antes de se candidatar e fazer uma entrevista para o emprego.
O bom do programa de jovem aprendiz bancário é que ele permite que o estudante concilie estudo e trabalho.
Para saber como funciona o jovem aprendiz bancário, é importante entender que este tipo de trabalho é projetado para dar aos estudantes em potencial a oportunidade de experimentar o ambiente profissional de trabalhar em uma agência de banco.
A boa notícia é que todos os anos, a maioria dos bancos no Brasil abrem suas portas para recebe estudantes em seus programas de estágio e de aprendizagem, projetados principalmente para alunos do ensino médio e universitários.
O que é preciso para trabalhar em um banco como jovem aprendiz?
A verdade é quem nunca sonhou, pelo menos uma vez, em trabalhar em um banco como o Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e/ou Bradesco?
O mundo bancário sempre foi um setor privilegiado em termos de horas e condições de trabalho.
Primeiramente, é importante entender quais são os requisitos mínimos se quiser ocupar uma vaga em uma grande instituição financeira que lhe permita desenvolver sua carreira.
Para ser sincero. A coisa não é tão simples como deixar o currículo no setor de Recurso Humano e esperar para ser chamado de um dia para o outro, porque há um processo seletivo, concorrência e uma série de exigência.
Principais requisitos para ser um jovem aprendiz bancário
Portanto, se você almeja trabalhar como jovem aprendiz bancário comece por buscar informações de como funciona a seleção do banco que deseja trabalhar.
Entre aos requisitos para o jovem aprendiz bancário estão:
- Participar do curso de aprendizagem: os bancos procuram jovens talentos e todos os aprendizes devem participar do curso de aprendizagem
- Saber controlar as emoções: para trabalhar com o público é fundamental que tenha paciência e controle sobre as suas emoções, pois muitas vezes terá de enfrentar situações que colocarão à prova o seu autocontrole emocional.
- Saiba como tomar decisões.
- Ter uma boa coordenação: necessário para evitar erros, já que trabalhar com números exige muito cuidado.
Por isso, se sente que preenche os requisitos para trabalhar como jovem aprendiz bancário, não hesite e envie seu currículo para a instituição que deseja trabalhar.
Defina qual banco deseja trabalhar como jovem aprendiz bancário
A minha dica é que você escolha o(s) banco(s) que gostaria de trabalhar e veja como se inscrever nele(s).
Normalmente, para se candidatar a uma seleção de jovem aprendiz bancário. Você deverá fazer um pequeno cadastro/inscrição no site do próprio banco que deseja trabalhar e aguardar a convocação para as próximas etapas (entrevista, dinâmica, exames médicos, contratação…).
Entre as instituições financeiras que oferecem programa de jovem aprendiz bancário estão:
Quem Pode Participar
Cada banco define as exigências para o seu programa de aprendizagem, por isto antes de se candidatar você deve observar quais são elas (idade mínima e máxima, escolaridade, local de trabalho, horário…)
Mas, basicamente, eles exigem:
- Ser estudante a partir dos anos finais do ensino fundamental ou ensino médio completo
- Idade entre 14 e 24 anos (lembrando que não há limite de idade para candidatos portadores de necessidades especiais)
ATENÇÃO: O desempenho escolar pode ser um diferencial na hora da contratação do jovem aprendiz bancário. Por isto, dedique-se aos estudos.
Benefícios
O jovem aprendiz bancário recebe salário de acordo com as horas trabalhadas, além de outros benefícios, tais como:
- Vale transporte
- Vale refeição
- 13º salário
- Férias
Habilidades Básicas Para Trabalhar em um Banco
Para trabalhar em um banco, além do treinamento adequado que receberá, você precisa ter certas qualidades pessoais para garantir um lugar no setor e um futuro promissor.
Entre elas estão:
Liderança
As posições bancárias tendem a levar em conta o candidato que demonstra confiança em si mesmo e seja capaz de coordenar, incentivar e promover o grupo.
Esteja disposto a aprender coisas novas
Muitas coisas acontecem muito rápido nos bancos, então esteja apto a mostrar interesse em novas tecnologias, desejo de aprender coisas novas, etc.
Você gosta de aprender? Então você terá mais oportunidades.
Desejo de superar
Você terá que melhorar todos os dias, fazer as coisas com mais eficiência e eficácia, aprender e saber como se candidatar e, em termos gerais, ser melhor a cada dia.
Capacidade de decisão
No dia a dia, você enfrentará situações complexas em que será necessário tomar decisão rápida e também de maneira autônoma, sem depender de um superior.
Coordenação
Não é fácil lidar com muitas informações com os quais você terá que trabalhar, portanto a coordenação e a ordem são necessárias.
Você não pode cometer erros, uma vez que eles poderiam ter repercussões consideráveis. Como você vê esse ponto?
Controle de emoções
Trabalhar em banco e, especialmente, lidar face a face com os clientes, pode ser algo complexo.
E não porque o trabalho em si seja, mas porque às vezes você se encontrará em situações muito delicadas, nas quais terá de tomar decisões que não agradará sem deixar que você lide com as emoções.
Honestidade
Como você pode imaginar, trabalhar no setor bancário passará por suas operações que poderiam prejudicar seriamente terceiros (clientes).
“Trabalhar como jovem aprendiz bancário é uma experiência que também pode ser útil para abrir portas em outros setores”
Deixe um comentário